Qualidade em remuneração há 10 anos.
Análise Multivariada [ Estatística Exploratória ]

No estudo de fenômenos da natureza, no desenvolvimento de recursos medicinais, no planejamento das atividades governamentais, na avaliação de problemas que ameaçam o bem-estar social, no controle de eventos relacionados com o mundo corporativo e em muitas outras áreas, a estatística ocupa posição de destaque. A estatística se divide em dois pilares básicos, a saber: Descritiva e Inferencial ou Indutiva.
A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumariar um conjunto de dados (Ex.: Pesquisa Salarial - Medidas Estatísticas Amostrais). Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população (Ex. Pesquisas Eleitorais em suas previsões quanto ao desejo da população).

ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
A análise multivariada refere-se a um conjunto de métodos estatísticos que torna possível a análise simultânea de medidas múltiplas para cada indivíduo, objeto ou fenômeno observado. Desse modo, os métodos que permitem a análise simultânea de mais de duas variáveis podem ser considerados como integrantes da análise multivariada. É natural que esses métodos sejam mais complexos do que os provinientes da análise univariada (uma variável) ou bivariada (duas variável); exigindo para tanto recursos computacionais, softwares, que permitam tratar várias variáveis simultaneamente e inter-relacionadas. As técnicas multivariadas são classificadas como técnicas de dependência e de independência. Entre as técnicas mais discutidas na literatura distacamos as seguintes:

  1. Regressão Múltipla;
  2. Análise Discriminante;
  3. Regressão Logística;
  4. Análise Fatorial;
  5. Análise das Componentes Principais;
  6. Análise de Conglomerados (Clusters);
  7. MDS (Escalonamento Multidimensional);
  8. Redes Neurais;
  9. Logística Nebulosa.

A POSICIONAL.COM em parceria e a pedidos das consultorias SARH e GRUPO SER desenvolveu metodologia de aplicabilidade da estatística multivariada em estudos de clima organizacional, definição de grupos similares e no mapeamento de competências comportamentais.

Aplicabilidade em CLIMA ORGANIZACIONAL
A maioria das empresas ao fazerem suas pesquisa de clima limitam-se à análise dos dados descritivos referentes às questões apuradas - análise univariada (questão-a-questão). Com a utilização da estatística multivariada é possível formular um plano de ação balizado na influência de todas as questões frente à satisfação geral. É possível identificar quais questões impactam mais na satisfação geral e focar a ação de melhoria.

Aplicabilidade em GRUPOS SIMILARES
Algumas empresas possuem atividades dividas em células onde a equipe possui características específicas cujo rendimentos qualitativos e quantitativos são esperados e aguardados a partir de certos padrões identificados. A estatística multivariada possui técnicas capazes de mapear tais caracteristicas e equacioná-las de forma lógica e científica para analisar o grupo e separá-lo em perfis desejáveis e indesejáveis. É possível então, identificar o padrão em grupos de candidatos selecionados adequando-os às células que melhor se adaptam.


     
REDES SOCIAIS
Instagram
 
TOP - Tabulação Online POSICIONAL

Plano de cargos, salários e carreiras POSICIONAL.COM® [I]

Plano de cargos, salários e carreiras POSICIONAL.COM® [II]

Plano de cargos, salários e carreiras POSICIONAL.COM® [Descrição]

Plano de cargos, salários e carreiras POSICIONAL.COM® [Etapas]

Plano de cargos, salários e carreiras POSICIONAL.COM® [Comparação]

 
Powered by POSICIONAL.COM® and Copyright © 1999-2017